Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Paris 2024: Triatlo é adiado devido à poluição no Rio Sena

Níveis de coliformes fecais no Sena ultrapassam o limite de segurança.

30/07/2024 às 09h15

30/07/2024 às 09h15

 - ()

A World Triathlon decidiu adiar a prova de triatlo que estava marcada para acontecer nesta terça-feira (30) devido o alto nível de coliformes fecais no Rio Sena, causado principalmente pelas fortes chuvas que atingiram a cidade no último fim de semana. A prova do triatlo masculino foi remarcada e prevista para ocorrer na quarta-feira (31), a partir das 5h45 (horário de Brasília). A possibilidade de exclusão da natação deve ser considerada, mas a prova será realizada com medidas de segurança adicionais. 

Paris 2024: Triatlo é adido divido à poluição no Rio Sena - (Foto: pixabay) Foto: pixabay
Paris 2024: Triatlo é adido divido à poluição no Rio Sena

Paris, como sede das Olimpíadas de 2024, ambicionou utilizar o Rio Sena como palco para a abertura e diversas provas aquáticas, como a maratona aquática e o triatlo. Para tornar isso possível, a cidade investiu cerca de 1,4 bilhão de euros no projeto de despoluição.

De acordo com um comunicado emitido pela federação internacional da modalidade, a decisão de adiar a disputa marcada para esta terça-feira foi tomada em conjunto com as autoridades municipais de Paris, baseado também nas condições meteorológicas. A World Triathlon afirma que a realização das provas vai depender de novos testes de qualidade na água do Sena para que os níveis de poluição estejam dentro dos limites estabelecidos pela federação para a prática da natação.

“Paris 2024 e a World Triathlon reiteram que a sua prioridade hoje é a saúde dos atletas. Os testes realizados no Sena hoje revelaram níveis de qualidade da água que não fornecem garantias suficientes para permitir a realização do evento”, diz um trecho do comunicado oficial.

O percurso do triatlo, que combina natação, ciclismo e corrida na mesma prova, terá início na ponte Alexandre III, no centro da capital parisiense. Inaugurada no ano de 1900, o local é uma das mais famosas pontes da cidade. Além do triatlo, as provas da maratona aquática também estão previstas para as águas do rio Sena. A data original ainda não foi alterada: dias 8 e 9 de agosto.

O Brasil conta com um total de quatro atletas classificados no triatlo. No masculino competem Manoel Messias e Miguel Hidalgo. E no feminino vão participar Djenyfer Arnold e Vitoria Lopes.

Com informações de Agência Brasil


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral