Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com Parnahyba rebaixado, maiores campeões do PI amargam Série B e perda de protagonismo

Tubarão do Litoral, ao lado de River e Flamengo-PI, formam o trio de maiores vencedores do Estadual, mas praticamente sumiram da lista de campeões da década de 2020. E pior: os três foram rebaixados.

20/02/2026 às 12h03

O último dia 18 de fevereiro ficará na lembrança do torcedor do Parnahyba. E por um motivo negativo: a data marcou o primeiro rebaixamento do time do litoral em 112 anos de história do clube. Uma queda que já era prevista. Em seis jogos da primeira fase do Estadual, dois empates, quatro derrotas e nenhuma vitória. A péssima campanha azulina levou a equipe centenária a ter que disputar a segunda divisão do Estadual em 2027.

Só que o rebaixamento de uma equipe tão tradicional, detentora de 13 títulos estaduais, não é uma novidade no futebol piauiense. Nesta década, outros dois grandes campeões piauienses - River e Flamengo-PI - também amargaram o descenso. O trio - outrora as maiores forças do futebol local - hoje são o retrato da perda de protagonismo.

Oliveira Canindé, ex-técnico do Parnahyba - (Guilherme Carneiro/Parnahyba) Guilherme Carneiro/Parnahyba
Oliveira Canindé, ex-técnico do Parnahyba

Juntos, River, Flamengo-PI e Parnahyba somam 62 títulos estaduais. É praticamente a metade dos títulos de Campeonato Piauiense disputados, de acordo com dados da Federação de Futebol do Piauí. O River, com 32 taças conquistadas; o Fla-PI, com 17 e o Parnahyba, com 13 títulos. Mas se o recorte for a década de 2020, esses clubes praticamente "somem" das conquistas. Nos seis estaduais disputados até aqui, só um foi conquistado por uma equipe do trio: no caso, o título de 2023 do River. E só.

A lista de campeões da década de 2020 mostra a perda de protagonismo dos clubes:

  • 2020: 4 de Julho
  • 2021: Altos
  • 2022: Fluminense-PI
  • 2023: River
  • 2024: Altos
  • 2025: Piauí
  • 2026: em disputa

Como se não bastasse o "sumiço" dos três clubes dentre a lista de campeões, é nesta década que os três clube amargaram rebaixamentos. A começar pelo Flamengo-PI, que no Campeonato Piauiense de 2022 caiu para a segunda divisão. E de lá até hoje não saiu. Disputou as Séries B de 2023, 2024 e 2025 e não conseguiu subir. O Mais Querido viu as crises esportivas, financeiras e administrativas se agravarem com o descenso. E em 2026 vai - pela quarta vez - tentar retornar à elite do futebol piauiense.

Mais Querido vai para o quarto ano seguido na Série B. - (Reprodução/ Redes Sociais) Reprodução/ Redes Sociais
Mais Querido vai para o quarto ano seguido na Série B.

O único a conquistar um título nesta década foi o River, em 2023. E nem mesmo esta conquista o impediu de ser rebaixado apenas dois anos depois. Em 2025, o Galo Carijó teve o rebaixamento decretado no dia em que completou 80 anos de história. Em O rebaixamento foi confirmado na última rodada da fase classificatória, quando o River precisava vencer com uma diferença de pelo menos seis gols, mas tropeçou diante do Piauí Esporte Clube por um placar de 2 a 0 que acabou selando sua queda.

O clube encerrou sua participação com apenas cinco pontos e apenas uma vitória em oito jogos, tendo um desempenho muito abaixo das expectativas para um time que, 10 anos antes em 2015, trouxe o principal título do futebol masculino profissional do Estado, o vice-campeonato brasileiro da Série D. Flamengo-PI e River disputarão a Série B de 2026, Já o Parnahyba, por ter caído este ano, só disputará a segunda divisão em 2027.

Galo foi rebaixado no dia do aniversário de 80 anos, em 2025. - (Ascom / A.A Altos) Ascom / A.A Altos
Galo foi rebaixado no dia do aniversário de 80 anos, em 2025.

Agora, em 2026, o Parnahyba, tradicional Tubarão do Litoral, também amarga a queda, consolidando um período inédito de fragilidade dos maiores campeões piauienses. O fato chama atenção não apenas pelo peso das camisas, mas pelo simbolismo histórico. Pela primeira vez na década, os três clubes mais vencedores do estado passaram - em um curto período de tempo - pelo trauma do rebaixamento.

O rebaixamento — ainda que em anos distintos — de River, Flamengo-PI e Parnahyba levanta questionamentos sobre gestão, investimento e planejamento no futebol local. Clubes que antes eram sinônimo de título passaram a conviver com campanhas irregulares e dificuldades estruturais. Porém, a década ainda não terminou, podendo, num futuro próximo, marcar a recuperação dessas equipes no cenário do futebol piauiense.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.