Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

STF mantém prisão do ex-jogador Robinho

A decisão do STF teve maioria expressiva: o placar foi de 10 votos a 1 a favor da manutenção da prisão do ex-jogador

30/08/2025 às 14h17

30/08/2025 às 14h17

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta sexta-feira (29), manter a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. O ex-atleta encontra-se preso no Brasil desde março de 2024, após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que determinou a execução da pena imposta pela Justiça italiana.

STF mantém prisão do ex-jogador Robinho - (Rafael Ribeiro/CBF) Rafael Ribeiro/CBF
STF mantém prisão do ex-jogador Robinho

Robinho foi condenado a nove anos de prisão pelo envolvimento no estupro coletivo de uma mulher dentro de uma boate em Milão, na Itália, em 2013. A sentença foi originalmente proferida pela Justiça italiana e, posteriormente, homologada pelo STJ, que permitiu o cumprimento da pena no Brasil.

A decisão do STF teve maioria expressiva: o placar foi de 10 votos a 1 a favor da manutenção da prisão do ex-jogador. A votação ocorreu de forma virtual e foi iniciada na semana anterior, com encerramento nesta sexta-feira.

O recurso analisado pelo STF foi apresentado pela defesa de Robinho. Os advogados do ex-atleta contestavam a decisão do STJ que homologou a sentença italiana e solicitavam que ele aguardasse em liberdade até o fim de todos os recursos possíveis.

Os ministros que votaram a favor da manutenção da prisão foram: Luiz Fux, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, André Mendonça, Cristiano Zanin, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Luís Roberto Barroso e Nunes Marques. Eles entenderam que a decisão do STJ era legítima e que não havia razão para suspender sua execução.

O único ministro a votar pela concessão de liberdade foi Gilmar Mendes. Em seu entendimento, Robinho só poderia começar a cumprir pena no Brasil após o esgotamento de todos os recursos contra a decisão do STJ.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com supervisão de Ithyara Borges