Durante o Conselho Técnico realizado na tarde desta quinta-feira (5), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os clubes da Série B definiram um novo formato para a competição. A partir desta edição, as equipes que terminarem entre a terceira e a sexta colocação disputarão, em sistema de playoffs, as vagas restantes para a elite do futebol brasileiro.
Dos 20 clubes participantes, 17 votaram pela alteração do formato de disputa após as 38 rodadas. A CBF colocou em votação três opções: a manutenção do modelo atual, o formato que acabou sendo aprovado e uma terceira alternativa, na qual os playoffs seriam disputados apenas entre o quarto e o quinto colocados.
Com a definição, sobem diretamente para a Série A o primeiro e o segundo colocados ao fim da fase classificatória. As outras duas vagas serão decididas em confrontos de ida e volta, com o terceiro enfrentando o sexto e o quarto medindo forças com o quinto colocado. As equipes com melhor campanha nas 38 rodadas terão o direito de decidir os duelos em casa.
Prevista para começar no dia 21 de março, a competição já tem definidas as datas dos playoffs, que serão disputados nos dias 21 e 28 de novembro, marcando o encerramento oficial do campeonato.
A última edição da Série B decidida em sistema de mata-mata foi em 2002, quando a competição contou com quartas de final, e os dois finalistas garantiram vaga na elite do futebol nacional.
Também ficou definido que a Série B não sofrerá pausa no calendário durante a Copa do Mundo da Fifa, entre os dias 11 de junho e 14 de julho. Diferentemente da Série A, a competição seguirá sendo disputada normalmente nesse período.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.