Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

João Fonseca x Jenson Brooksby: chuva atrasa partida de tênis em Wimbledon

Partida estava marcada inicialmente para as 7h, horário de Brasília, mas 1h30 depois jogo ainda não havia iniciado.

02/07/2025 às 09h02

A tão aguardada partida entre João Fonseca e Jenson Brooksby pela segunda rodada de Wimbledon foi repetidamente adiada nesta quarta-feira (2) devido à chuva que atinge Londres desde as primeiras horas do dia. O confronto, inicialmente marcado para às 7h (horário de Brasília), sofreu pelo menos quatro alterações no horário de início e não deve começar antes das 8h45.

João Fonseca x Jenson Brooksby: chuva atrasa partida de tênis em Wimbledon - (Reprodução /Fotos Públicas) Reprodução /Fotos Públicas
João Fonseca x Jenson Brooksby: chuva atrasa partida de tênis em Wimbledon

A organização do torneio precisou revisar a programação diversas vezes em virtude do clima instável. A primeira previsão de recomeço foi para 7h45, depois 8h15, com mais dois adiamentos subsequentes de 15 minutos cada. Apesar dos atrasos, o jogo não foi cancelado e segue mantido para o mesmo dia, dependendo das condições climáticas.

Duelo promissor para o brasileiro

João Fonseca, de apenas 18 anos, tenta uma vaga na terceira rodada de Wimbledon em sua primeira participação na chave principal do Grand Slam britânico. O jovem carioca estreou com uma atuação sólida contra o britânico Jacob Fearnley, atual número 51 do mundo, e agora encara um adversário com estilo de jogo bastante diferente.

Fonseca mostrou força no saque e potência no forehand ao anotar 11 aces e 31 bolas vencedoras na estreia. Contra Brooksby, a expectativa é que essas mesmas armas voltem a ser decisivas, especialmente no piso de grama, onde o saque costuma ter papel central.

O americano de 24 anos, atualmente o 101º do ranking (mas já foi 33º em 2022), é conhecido pela consistência nos fundamentos, mais do que por um golpe específico. Seu jogo é sólido e regular, mas sem grandes explosões, o que pode abrir espaço para que Fonseca imponha seu estilo mais agressivo.

No entanto, Brooksby também tem pontos fortes. Ele costuma ser eficiente nos voleios e vem de uma boa campanha no ATP 250 de Eastbourne, onde foi vice-campeão no último sábado, sendo derrotado apenas na final por Taylor Fritz. O jogo de rede do americano pode ser um desafio para João Fonseca, especialmente se ele tiver dificuldades para explorar seu backhand, considerado mais vulnerável que o forehand.

Torcida deve estar a favor de Fonseca desta vez

Outro fator que pode influenciar a performance do brasileiro é o apoio da torcida. Na estreia, João Fonseca enfrentou um jogador britânico e, como era de se esperar, não contou com o apoio maciço das arquibancadas. Mesmo assim, elogiou a postura respeitosa dos torcedores locais.

“Geralmente, a torcida está do meu lado. Eu agradeço à torcida, ao público inglês, por terem respeitado a partida. Se fosse no Brasil, provavelmente o Jacob teria dificuldades com os torcedores”, comentou o brasileiro após a vitória. Desta vez, sem um britânico do outro lado da quadra, Fonseca pode esperar mais neutralidade — ou até algum apoio — do público em Londres, especialmente se o jogo for movimentado e empolgante, como promete ser.

A expectativa agora é que o tempo firme permita o início da partida ainda nesta quarta-feira. O vencedor do confronto avançará para a terceira rodada de Wimbledon, em uma campanha que pode marcar um novo capítulo na jovem carreira de João Fonseca.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações do Estadão Conteúdo