Começam nesta segunda-feira (19) as inscrições para o programa Bolsa Atleta 2026, do governo federal. Com recursos do Ministério dos Esportes, o projeto oferece apoio financeiro mensal, pelo período de um ano, a atletas que obtiveram resultados em competições realizadas ao longo de 2025.
O benefício mensal é destinado a esportistas de diversas modalidades e categorias reconhecidas pelo sistema esportivo, tanto do cenário nacional, quanto do cenário internacional.
De acordo com o edital publicado pelo Ministério dos Esportes, o programa contempla cinco categorias, sendo elas atleta olímpico, paraolímpico ou surdolímpico, atleta internacional, atleta nacional, atleta de base e atleta estudantil. Os valores das bolsas variam de R$ 410 a R$ 16.629,00, conforme a categoria enquadrada, e os pagamentos são realizados com recursos federais.
O prazo para inscrição online segue até o dia 6 de fevereiro de 2026, totalizando 19 dias corridos. Após essa etapa, atletas que tiverem pendências poderão complementar a documentação comprobatória em até 30 dias contados a partir da primeira notificação. A primeira lista de contemplados está prevista para ser divulgada entre os dias 23 e 27 de março.
O Bolsa Atleta registrou, em 2025, o maior número de beneficiários desde a criação do programa. Ao todo, 9.207 atletas foram contemplados, superando os 8.739 atendidos no ano anterior. Podem se candidatar esportistas de todas as modalidades consideradas olímpicas, paraolímpicas ou surdolímpicas, desde que atendam aos critérios definidos no edital.
No caso dos atletas olímpicos, o benefício é direcionado àqueles que integram a preparação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Los Angeles, em 2028. Para essa categoria específica, é exigido que o atleta tenha feito parte da delegação brasileira em competições recentes de grande porte, como os Jogos Olímpicos ou Paraolímpicos de Paris 2024, os Jogos Olímpicos ou Paraolímpicos de Inverno de Neijing 2022, os Jogos Sudolímpicos de verão de Tóquio 2025 ou os Jogos Sudolímpicos de inverno de Erzurum 2022.
Após a divulgação da primeira lista, os candidatos terão até 10 dias corridos para apresentar recurso, caso discordem do resultado. A publicação da lista final, com os atletas que tiverem os recursos deferidos, está prevista para o período de 20 a 24 de abril.
O edital completo, com todos os critérios, exigências e prazos, está disponível para consulta no Diário Oficial da União.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.