A partir de 2026, a Copa do Brasil dará duas vagas para a Libertadores do ano seguinte. Na próxima edição, o vice-campeão também participará da principal competição da América do Sul. A mudança foi decidida durante Conselho Técnico da Série, realizado nesta quinta-feira (11), na Confederação Brasileira, no Rio de Janeiro.
No entanto, a CBF ainda não decidiu se o vice-campeão terá vaga direta na fase de grupos ou terá que disputar a pré-Libertadores. A expectativa é que a entidade defina essa questão até a semana que vem, quando serão divulgados os regulamentos das competições.
Com a vaga ao vice-campeão da Copa do Brasil, o Brasileirão deixará de garantir seis vagas. Serão cinco a partir do próximo ano. Estão garantidos para o próximo ano o Flamengo (atual campeão da Libertadores), Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense, Botafogo (pré), Bahia (pré) e o campeão da Copa do Brasil deste ano (Corinthians, Vasco ou São Paulo).
Lutando por uma vaga na competição, o Corinthians venceu nesta quarta-feira (10) o Cruzeiro fora de casa, por 1 a 0, com gol de Memphis Depay. Nesta quinta-feira (11), Vasco e Fluminense se enfrentam no Maracanã. Os jogos de volta estão marcados para o próximo domingo (14).
As finais da Copa do Brasil deste ano estão previstas para os dias 17 e 21 de dezembro e nesta edição, apenas o campeão garante vaga na Libertadores 2026.
A Copa do Brasil de 2026 será a primeira edição com 126 clubes. A competição contará com a participação de três clubes piauienses: Piauí, Fluminense-PI e Altos. Este último, foi beneficiado com uma vaga após ampliação no número de participantes da competição.
LEIA TAMBÉM
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.