Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook x Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ayrton Senna: recordes que seguem no nome do piloto na Fórmula 1

O brasileiro se envolveu em um trágico acidente em 1994, que resultou em sua morte, mas jamais será esquecido por tudo o que entregou no esporte.

24/06/2025 às 09h53

24/06/2025 às 09h53

Ayrton Senna foi um dos maiores pilotos de todos os tempos, marcando gerações e deixando um legado na Fórmula 1. O brasileiro se envolveu em um trágico acidente em 1994, que resultou em sua morte, mas jamais será esquecido por tudo o que entregou no esporte.

Muitos fãs foram impulsionados por Senna e, com isso, a paixão pela F1 gera interesse em plataformas com bônus sem depósito. Saiba quando apostar e quando parar.

Ayrton Senna, ídolo brasileiro e dono de recordes não batidos até hoje. - (Reprodução / Redes Sociais) Reprodução / Redes Sociais
Ayrton Senna, ídolo brasileiro e dono de recordes não batidos até hoje.

Senna teve uma carreira marcada por títulos, vitórias memoráveis, ótimo desempenho na chuva, recordes e, claro, rivalidades lendárias, principalmente com Prost e Mansell.

Já se foram mais de 30 anos desde a morte de Ayrton Senna, porém, o brasileiro segue com diversos recordes em seu nome na história da Fórmula 1.

Ayrton Senna e seus recordes na Fórmula 1

Apontado como um dos maiores de todos os tempos, Ayrton Senna ainda tem recordes em seu nome na Fórmula 1. Entre eles, o de maior vencedor em Mônaco, um dos GPs mais emblemáticos, segue com o brasileiro, com seis triunfos, que não era conhecido à toa como o Rei de Mônaco.

Confira abaixo os recordes que seguem em seu nome:

●      Maior número de vitórias no GP de Mônaco: 6 vitórias entre 1987 e 1993.

●      Maior número de pole positions consecutivas: 8 poles seguidas entre o GP da Espanha de 1988 e o GP dos EUA de 1989.

●      Maior número de vitórias consecutivas em um mesmo GP: 5 vitórias seguidas no GP de Mônaco, de 1989 a 1993.

●      Maior número de poles consecutivas em um mesmo GP: 7 poles seguidas no GP de San Marino, de 1985 a 1991.

●      Maior número de largadas consecutivas na primeira fila: 24 corridas seguidas entre o GP da Alemanha de 1988 e o GP da Austrália de 1989.

Ayrton Senna conquistou três títulos na Fórmula 1: em 1988, 1990 e 1991. Além disso, somou 41 vitórias em Grandes Prêmios e largou na pole position 65 vezes.

As rivalidades de Senna

Senna sempre teve um estilo muito agressivo de pilotar e, com isso, criou rivalidades dentro do automobilismo, desde os tempos de kart até chegar à Fórmula 1. As principais são:

Nigel Mansell

Rivalidade que começou em 1985, após Senna ficar com o lugar do britânico na Lotus. Foram várias batalhas entre eles, inclusive, com Mansell indo até o paddock várias vezes para tentar entrar em vias de fato, porém, sempre foi impedido. Apesar de tudo, em 1991 eles chegaram a tornar a relação amistosa, inclusive, resultando em uma imagem icônica, com uma carona de Mansell para Senna, que quebrou o carro no GP da Inglaterra.

Nelson Piquet

Bicampeão mundial, Piquet recebeu a visita do então novato Senna na garagem para pedir dicas, mas não foi retribuído, o que magoou o jovem. Eles passaram a trocar falas na imprensa, além de realizar embates nas pistas. Ao final, ambos terminaram com o mesmo número de títulos, mas sem apaziguar a relação, inclusive com um caso parando na justiça devido a declarações de Piquet que envolviam a sexualidade de Ayrton.

Alain Prost

Essa pode ser apontada como a maior rivalidade, mesmo com ambos sendo companheiros de equipe na McLaren. Lendas, protagonizaram disputas de peso e com polêmicas, envolvendo batidas e títulos mundiais. Curiosamente, o francês foi quem indicou o brasileiro para a equipe, antes de se tornarem rivais. Após a aposentadoria de Prost, a relação de atritos se encerrou, inclusive, com conversa entre eles. O francês chegou a carregar o caixão de Senna, convidado pela família do brasileiro.

Ayrton Senna nas pistas. - (Olivier Amyot Unsplash) Olivier Amyot Unsplash
Ayrton Senna nas pistas.

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.