Durante o Summit Empresarial Marcas Inesquecíveis, realizado na tarde deste sábado (29), a coordenadora de mídias, Cibele Felix, ministrou uma palestra sobre a importância das mídias off-line em um cenário cada vez mais dominado pelo digital. Com 25 anos de experiência na área de publicidade, ela reforçou que, mesmo com o crescimento das plataformas digitais e suas métricas imediatas, rádio, televisão e jornal impresso continuam sendo fundamentais para a construção de credibilidade e fortalecimento das marcas.
Cibele destacou que o avanço do digital tornou o que é mensurável ainda mais valorizado. Porém, após estudos e análises de comportamento de consumo, ela lembra que as marcas não podem ignorar a força do off-line. “Os consumidores estão absorvendo as marcas conforme elas se comunicam, seja online ou offline”, afirmou.
Segundo ela, embora o digital se destaque pela velocidade, o comportamento humano continua sendo analógico. “O consumidor é híbrido, mas o cérebro é analógico, ou seja, estamos comunicando em digital, mas as nossas marcas precisam comunicar para as pessoas e entender o comportamento delas e o que elas querem”, explicou.
A palestrante reforçou que as empresas precisam saber onde o consumidor está e quais mídias ele consome. Para Cibele, uma estratégia eficiente deve ser integrada. “As marcas precisam estar no Google, na internet, mas também precisam estar na televisão. Usamos celular enquanto assistimos TV, vemos um outdoor e depois buscamos nas redes sociais. Então, não existem canais isolados, existem jornadas. Precisamos estar atentos aos canais mais viáveis”, pontuou.
Durante a palestra, Cibele ressaltou ainda que o off-line cumpre funções essenciais dentro da estratégia de comunicação das marcas. Um dos principais pontos é o alcance massivo e rápido. Para isso, é necessário conhecer profundamente o público-alvo, e isso só é possível por meio de pesquisa. Ela destacou que, mesmo com o avanço digital, “o consumidor assiste TV e rádio”, lembrou.
Outro fator comentado pela palestrante foi o impacto da força da marca nos custos digitais. Segundo ela, quando uma marca é bem construída e está presente nos canais tradicionais, o investimento em plataformas on-line tende a ser otimizado. Uma marca consolidada reduz, inclusive, o custo por clique.
A especialista também explicou que cada canal exige uma criação própria, pensada especialmente para o veículo em que será distribuída. Quando essa integração é bem feita, o consumidor é impactado diversas vezes e passa a memorizar mais facilmente o conteúdo. “Precisamos estar nas mídias para conseguir pontuar através da retenção da imagem”, disse.
Ao final da palestra, Cibele deu um conselho direto aos empreendedores: equilibrar o digital e o off-line é fundamental. Não existe uma fórmula de sucesso, pois cada marca possui seu próprio momento e objetivos específicos. “Precisamos ter pesquisa e informações para sermos assertivos”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.