O projeto Marcas Inesquecíveis vai além de premiar os produtos e serviços mais lembrados pelos consumidores piauienses. Passada a fase da pesquisa e da troca de conhecimento sobre gestão e inovação, através do Summit Empresarial com as empresas, também contribui para consagrar essas empresas no mercado. Uma ferramenta utilizada é a pesquisa de clima organizacional, que é feita com o cliente interno, que são os colaboradores.
“O que é o instrumento de pesquisa de clima? É uma ferramenta, uma metodologia utilizada pelas empresas que se preocupam com o seu cliente interno, se preocupam com o seu colaborador, mensurando o que ele pensa acerca da cultura organizacional, acerca da missão, visão, valores, remuneração, benefícios e até a comunicação interna dentro da organização, entre os setores e dentro das equipes também”, disse o professor e administrador André Loiola.
Na noite do dia 9 de dezembro, realizou a pesquisa de forma anônima com os colaboradores da farmácia Equilíbrio, que fizeram uma avaliação sobre o ambiente da empresa, sobre liderança e comunicação
Jaqueline Castro, colaboradora da Equilíbrio destacou a importância desse tipo de ação e reforçou como esse tipo de iniciativa aprimora o conhecimento e aproxima funcionários e empresa. “Eu gostei muito, achei muito interessante a gente poder estar participando, dando a nossa opinião a respeito desses esquisitos da empresa, do relacionamento. É muito interessante e muito bom a gente fazer parte de uma empresa que tem esse reconhecimento no Marcas Inesquecíveis”, falou.
A colaboradora Rosa Maria ressaltou como esse cuidado da empresa com o colaborador é muito produtivo para o crescimento de ambos. “A pesquisa é muito boa para o entendimento da empresa, para saber como estão os funcionários e colegas, e o que eles sentem quando estão dentro da empresa. Então essa pesquisa é boa para eles entenderem como está o andamento dos colegas, o que eles andam pensando”, disse.
O colaborador Darlison Teixeira enfatizou a valorização do colaborador e destacou a satisfação em fazer parte de uma empresa que está preocupada com seus funcionários. “Eu achei muito bom, é algo que, de certa forma, valoriza a opinião e o valor de cada funcionário. E para mim é motivo de muita honra, alegria, poder fazer parte desse grande e importante grupo que está somando com o crescimento e desenvolvimento comercial no estado do Piauí”, complementou.
A pesquisa permite que os gestores avaliem o nível de insatisfação na produtividade e resultados da empresa para criar uma estratégia de RH eficaz. É uma reedição da cultura organizacional.
“O fato dela ser uma pesquisa anônima, onde o colaborador não vai colocar o seu nome e ele pode expressar ali o que ele está sentindo acerca da empresa. Ou seja, ele precisa ali naquele momento colocar todo o fator de franqueza, ser franco nas suas respostas. Uma vez que a gente vai poder mensurar acerca de como é que está a comunicação, como é que está o exercício da liderança em relação à empresa, e principalmente se aquelas pessoas estão vivendo a cultura organizacional daquela marca, a empresa vai poder desenvolver melhor as suas políticas de gestão de gente”, concluiu o professor e administrador André Loiola.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.