Se tem uma planta que chama a atenção com cores vibrantes e exuberantes, ela é o bougainville. Originária do Brasil, apesar do nome francês, ela é o tipo de folhagem que não passa despercebida, principalmente quando chega a primavera. E para entender melhor como cuidar deste espetáculo de beleza, a florista Alcênia Ribeiro, proprietária da Floricultura Li, dá algumas dicas. Ela diz que a palavra de ordem para fazer o bougainville crescer forte e colorido é algo que Teresina tem em abundância.
“Essa planta precisa de lugares com bastante sol. De seis a oito horas de sol por dia para ela é tranquilo. Na praia, inclusive, elas florescem com ainda mais beleza justamente por conta do sol. Mas o bougainville, como qualquer outra planta, deve ser regada de forma que ela não acumule água no chão dela. Não fique com aquela água presa. E se quiser que ela cresça no estilo trepadeira, basta plantá-la próximo ao muro”, diz.
Alcênia acrescenta que uma das vantagens do bougainville é a versatilidade. Dá para plantar direto no solo ou em vasos grandes. Se quiser uma trepadeira, plante perto de muros ou estruturas que eduque a planta. “Você pode ir guiando os galhos, amarrando em caramanchões, grades ou suportes. Ela vai se adaptando. Deixe ela crescer livre, mais natural”, compartilha a proprietária da Floricultura Li.
A florista chama atenção para não encharcar o bougainville quando for regá-lo. O ideal é também manter sempre o vaso ou canteiro limpos e livres de folhas e galhos secos para que a planta cresça saudável e mais bela.
O encanto está nas folhas e não nas flores
Laranja, vermelho, bordô, branco, amarelo. Tem bougainville de todas as cores. Mas sabe a parte colorida que chama a atenção na planta? Ela é uma folha e não a flor. A flor do bougainville, na verdade, fica dentro da folha colorida e é bem pequena. Os tons chamativos da folhagem estão ali para chamar a atenção dos polinizadores.
É o que explica Alcênia Ribeiro. “Essa parte colorida do bougainville é uma folha modificada chamada bráctea. A flor verdadeira é aquela miudinha no meio. A bráctea existe para atrair os insetos polinizadores, já que a flor é tão pequena que sozinha passaria despercebida. É a natureza de adaptando”, diz.
Já o nome bougainville é só um dentre vários que a planta pode ter: o mais comumente conhecido é primavera. E o nome da planta é uma homenagem a Louis Antoine de Bougainville, um navegador francês que ajudou a descobrir a planta nativa no Brasil em 1790. Bougainville participava de uma expedição junto com o botânico francês Philibert Commerçon, e foi o responsável por levar exemplares da planta para a Europa e ajudar a popularizá-la no mundo.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.