A Medicina pode ser definida como um campo de atuação tradicional, mas que está sempre de olho no futuro para acompanhar as transformações tecnológicas e científicas. E para garantir que o Piauí possa contar com profissionais cada vez mais capacitados para atender à população, o Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) traz para seu curso de Medicina uma metodologia inovadora de ensino conhecida como “ativa”, que utiliza simulações bem próximas do real para capacitar seus alunos.
A primeira turma do curso de Medicina do UNIFSA está em seu terceiro período. Aberto no segundo semestre do ano passado, com credencial do Ministério da Educação, a graduação traz para o ambiente acadêmico práticas diárias e situações rotineiras das unidades de saúde. Conhecimentos que poderão ser aplicados tanto a nível local, quanto a nível internacional pelos futuros médicos. A professora do curso de Medicina do UNIFSA, professora Adriana Sávia, explica como a metodologia ativa funciona.
“Trabalhamos com simulação realística e temos as pautas assistenciais baseadas nas diretrizes do SUS, onde o aluno experimenta a práticas nas Unidades Básicas de Saúde desde o primeiro período. Ele ingressa e já no começo do curso está inserido no trabalho junto com uma equipe de saúde da família. Essa estratégia de ensino utiliza equipamentos modernos e exclusivos. Por exemplo, quando o aluno entrar no ciclo da cirurgia, tem a simulação de uma cirurgia por vídeo. Ele pode participar e aprender a realizar procedimentos guiados por ultrassom”, detalha Adriana Sávia.
A metodologia ativa prepara o aluno de Medicina para as situações extremas que ele deverá encontrar quando começar a atuar nas urgências e emergências durante o internato (residência médica). Mas mesmo esta preparação avançada leva em consideração o fator humano. A metodologia de ensino empregada pelo UNIFSA trabalha também com a sensibilidade de seu alunado. Como diz a professora do curso, “ao contrário do que pensam, o médico não perde sua humanidade. Você age com firmeza, exercendo sua função de profissional, mas mantendo seu lado humano e unindo ele ao seu conhecimento científico”.
O curso de Medicina da UNIFSA conta com uma equipe multidisciplinar formada não apenas por professores médicos, mas também por enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos. Pelo menos 95% do corpo docente é formado por mestres e doutores e os outros 5% estão em fase de conclusão de seus mestrados e doutorados. Disciplinas relacionadas às especialidades médicas são ministradas exclusivamente por professores médicos.
O Centro Universitário Santo Agostinho está aberto para visitas guiadas a quem tiver interesse em conhecer mais sobre seu curso de Medicina. A coordenação do curso fica no quarto andar do prédio Anexo I, na Avenida Walter Alencar. Nas visitas guiadas, é possível conhecer mais da estrutura física e curricular da graduação em Medicina e ter contato com profissionais que atuam na área.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.